Home NORMAS E SISTEMAS Benefícios de uma norma

Benefícios de uma Norma

Benefícios da ISO 9000

1.Quais os benefícios para a minha empresa com a certificação ISO 9000?

A certificação de processos segundo a ISO 9000 proporciona maior credibilidade quanto à qualidade dos produtos e serviços da organização. É uma forma de garantir o atendimento às necessidades dos clientes e a continuidade na execução dos processos internos, bem como uma gestão mais efetiva destes processos baseado em indicadores.

Diversos benefícios são obtidos com o processo de certificação, como por exemplo: oportunidade para alavancar imagem; aumento na satisfação dos clientes; mudança de foco da correção para a prevenção; mobilização das pessoas em torno de um objetivo comum; redução de desperdícios e de custos, como também foco na eficiência e eficácia da unidade, com introdução de medições e monitoramento dos processos operacionais, de apoio e de gestão.

2.Como o cliente se beneficia desta Certificação?
Os benefícios para o cliente são múltiplos e podem ser resumidos em um princípio básico: garantia da satisfação e do atendimento às necessidades explicitadas. Esse "estado de satisfação" é resultante da obtenção de serviços e produtos que seguem procedimentos rigorosos, tomando-se como referência básica a maximização do atendimento às especificações propostas pelo próprio cliente.

3.Qual o impacto desse diferencial no mercado?
Além de assegurar um maior patamar de competitividade no mercado, provoca reações em cadeia, conforme a seguir descrito:
• Pelos indiscutíveis benefícios que traz aos clientes;
• Pelo reflexo da nossa certificação sobre os nossos fornecedores, que passam a submeter-se a especificações mais precisas e a parâmetros de qualidades mais rígidos a atender e funciona como um estímulo para a concorrência, no sentido de também investir na sua certificação, para manter a alta competitividade do mercado.

Benefícios da 14000

Seis são as razões pelas quais todo administrador ou empresário responsável deve implementar os princípios da administração com consciência ecológica em sua Organização:
Sobrevivência humana – sem empresas com consciência ecológica, não poderemos ter uma economia com consciência; sem uma economia com consciência ecológica, a sobrevivência humana estará ameaçada.
Consenso público – sem empresas com consciência ecológica, não haverá consenso entre o povo e a comunidade de negócios; sem esse consenso, a economia de mercado estará politicamente ameaçada.
Oportunidades de mercado – sem administração com consciência ecológica, haverá perda de oportunidades em mercados em rápido crescimento.

Redução de riscos – sem administração com consciência ecológica, as empresas correm o risco de responsabilizar-se por danos ambientais, que potencialmente envolvem imensas somas de dinheiro, e de responsabilização pessoal de diretores, executivos e outros integrantes de seus quadros.

Redução de custos – sem administração com consciência ecológica, serão perdidas numerosas oportunidades de reduzir custos.

Integridade pessoal – sem administração com consciência ecológica, tanto os administradores quanto os empregados terão a sensação de falta de integridade pessoal, sendo, assim, incapazes de identificar-se totalmente com seu trabalho.

Alguns setores do mercado já assumiram tais compromissos com o novo modelo de desenvolvimento, com base na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental - NBR ISO 14001:2004, ao incorporarem, nos modelos de gestão, a visão ambiental. A gestão de qualidade empresarial passa pela obrigatoriedade de que sejam implantados sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais, as fontes de matéria-prima, as potencialidades do quadro humano criativo, as comunidades locais, e devem iniciar o novo ciclo, onde a cultura do descartável e do desperdício sejam coisas do passado. Atividades de reciclagem, incentivo à diminuição do consumo, controle de resíduos, capacitação permanente do quadro profissional, em diferentes níveis e escalas de conhecimento, fomenta ao trabalho em equipe e às ações criativas são desafios-chave neste novo cenário.

Estes processos de produção de conhecimento têm concedido práticas positivas e pró-ativas, que sinalizam o início de métodos e de experiências, que comprovam, mesmo que em um nível ainda pouco disseminado, a possibilidade de fazer acontecer e se tornar real, o novo, necessário e irreversível, caminho de mudança.

Benefícios da SA 8000

Uma certificação de SA 8000 proporciona vários benefícios para a organização, entre eles podemos citar: melhoria na reputação da empresa e da imagem da marca; redução do número de acidentes; melhoria na motivação dos funcionários; maior produtividade; aumento da qualidade dos produtos; melhoria das relações com sindicatos e outras partes interessadas; e diminuição dos processos trabalhistas

Benefícios do Sistema de Gestão Integrado
• As Empresas precisam fazer mais com menos. A implantação de um Sistema Integrado é uma excelente oportunidade de redução de custos;
• Apenas um Curso de Formação de Auditores em SGI, ao invés de 3 cursos;
• Auditorias Internas conduzidas para o SGI e não para cada modelo de Gestão;
• Redução do número de documentos, pois num mesmo procedimento haver á procedimentos de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (SA 8000);
• Redução do preço das Auditorias de certificação, pois estas serão realizadas para um SGI e não para Sistemas Independentes.
Benefícios concretos podem ser obtidos com os SIGs – Sistemas Integrados de Gestão: redução de custos (com certificações, auditorias internas, treinamentos etc); simplificação da documentação (manuais, procedimentos, instruções de trabalho e registros); atendimento estruturado e sistematizado à legislação (Ambiental, PPRA, PCMSO, CIPA etc). Sem esquecer que, com os SIGs, as questões relacionadas ao meio ambiente e à segurança e saúde dos trabalhadores ganham, finalmente, a devida e necessária importância que sempre deveriam ter tido – especialmente no Brasil, considerado por muitos o país campeão do mundo... em acidentes do trabalho.

 

 

Benefícios de implantar a OHSAS 18000

• Demonstrar atuação cuidadosa e socialmente responsável;
• Facilitar a obtenção de licenças e autorizações;
• Estimular o desenvolvimento e compartilhar soluções de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
• Melhoria na sua cultura de segurança, eficiência e consequentemente, redução de acidentes na produção;
• Redução de prêmios de seguro;
• Eliminar ou minimizar os riscos associados às atividades da empresa para os trabalhadores e outros
• Assegurar o cumprimento da política de segurança e saúde da empresa
• Redução de custos com processos trabalhistas relacionados à SSO;
• Atendimento à Legislação vigente no País;;

 
Nossos parceiros.
Banner